PUBLICIDADE

20 de ago. de 2009

Beatles Em Todos Os Formatos



Com relançamentos de todos seus discos em edições remasterizadas e um jogo de videogame, a banda mais importante da história do rock mostra que está mais viva do que nunca.

Até se pode discordar do título de melhor banda de todos os tempos, mas que é impossível negar a importância dos Beatles para a música, de maneira geral, isso é. Desde que surgiu nos anos 60, a banda é um fenômeno atemporal e universal, conquistando fãs em todas as partes do mundo e em qualquer época, e tudo isso sempre parece bem distante de acabar. Pelo contrário, com o tempo a coisa se fortalece e a música que o quarteto criou parece ser atual.

Uma prova disso é que entra ano, sai ano, sempre novos (ou antigos) produtos com o grupo chegam ao mercado e fazem sucesso. Para 2009, está sendo preparado algo que há anos os fãs aguardam: o relançamento de toda a obra de John Paul, George e Ringo em versões remasterizadas. Como se não bastasse, esses relançamentos serão vendidos em caixas contendo 12 álbuns que eles gravaram, com direito a um DVD de cada um, com documentários que contam a história da gravação de cada disco.

Esses lançamentos estarão disponíveis em duas versões diferentes. Uma delas será a caixa "The Beatles In Stereo", com todos os discos na versão estéreo. Essas versões estarão à venda apenas na caixa, mas também de forma avulsa. Já a outra caixa, a "The Beatles In Mono", conterá os nove discos que eles gravaram em mono, mais a trilha sonora de "Magical Mystery Toure", a coletânea "Mono Masters". Essa caixa será uma edição especial de colecionador e não terá os discos vendidos de maneira avulsa.

Para entender o rock

Desde que lançou seu primeiro disco, "Please Please Me", em 1963, até a sua dissolução, em 1970, quando a banda já separada lançou "Let It Be", todos os álbuns deles são fundamentais para se entender não apenas o rock, mas a música pop e o comportamento de maneira geral a partir dos anos 60.

Os primeiros discos mostram um rock bem básico e grudento, que encantou de cara a juventude da época e que até os dias de hoje consegue animar qualquer festa. A partir de "A Hard Days Night", o melhor disco do que se poderia chamar de "primeira fase" dos Beatles, a banda não só reinventou o rock, como também a maneira das pessoas lidarem com o movimento musical da época.

Com "Rubber Soul", eles impuseram uma nova categoria, com canções mais confessionais, temas intimistas e estruturas mais elaboradas. Os Beatles deram uma condição de gente grande ao rock n' roll, abrindo os ouvidos de muita gente que foi influenciada por isso. Já no disco que viria a ser o próximo, o revolucionário "Revolver", pode-se dizer que a música pop atingiu a condição de arte, com os quatro músicos usando pela primeira vez a estrutura de um estúdio de gravação como se fosse mais um instrumento e criando sons que não existiam.

"Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", a banda foi saudada como algo muito à frente de sua época. Mesmo com todo o experimentalismo, eles conseguiram mais uma vez estourar todas as paradas e bater recordes de venda.

Tudo isso e muito mais poderá ser outra vez acompanhado nesses lançamentos, prometidos para esse ano. Outro brinde que chega no dia 9 de setembro é o game "Beatles: Rock Band", que é baseado na história da banda e que irá contar com muitas de suas canções. É mais uma mídia para provar que os Fab Four estão tão vivos no século 21 quanto estavam no século 20.


Você já vi
sitou o Sedentário & Hiperativo hoje?

Um comentário:

  1. Não tenho o que comentar, Beatles é foda, e eu terei o jogo assim que lançar :D

    ResponderExcluir